terça-feira, 8 de setembro de 2015

O que a sua imagem diz sobre você?

O que a sua imagem diz sobre você?
por Gislaine Westphal    Dia 07/04/2015      No Divã
Quando as pessoas te olham, elas estão vendo alguém arrumadinho? Desleixado? Artificial? Alguém que transmite confiança?

Eu sou bem visual e quando vou a um cabelereiro eu já olho de cara o cabelo dele. Quero saber se está bem cuidado, bem cortado, hidratado. Por sinal, o meu cabelereiro é careca. Isso no mínimo pode passar a seguinte ideia: “Se eu estragar o seu cabelo, com cabelo feio você não fica. Careca quem sabe…”. Brincadeiras à parte, eu resolvi arriscar e tem dado certo há 15 anos.
 Este é um exemplo simples, mas fazemos isso o tempo todo, com todas as pessoas, conscientemente ou não. Queremos ver se a pessoa está bem arrumada e no mínimo, senão está fedendo. Sim! Às vezes pedir para alguém ficar cheiroso é exigir muito. Já entrevistei pessoas cujo “perfume” era péssimo, isso às 7 da manhã. Desodorante é fundamental! Perfume fica a critério, afinal muitos têm alergias, ok, entendo. Mas antitranspirante é de uso obrigatório.
 Voltando para o assunto da vestimenta, por que tenho que me importar com a roupa que vou usar? Você pode ser muito comprometido, profissional e competente, mas a sua imagem, ou seja, como as pessoas te enxergam, muitas vezes pode não corresponder com a sua identidade.
 Uma imagem é construída com a somatória de ações e a repetição delas. Uma impressão é construída em 15 segundos. Em certos casos, isso basta para se ter um conceito duvidoso de alguém.
Saber se vestir bem é uma arte: existirão erros e acertos. Até hoje tenho vergonha de muitas combinações que usei no passado, mas estou em constante aprendizado e sempre observando. Aqui vão dicas práticas de como começar bem esse processo:

·        Postura é fundamental: não adianta uma bela roupa se a sua postura é péssima. Seja consistente e coerente. Educação vai bem em qualquer estilo.
·         Autoconhecimento: se você é uma pessoa mais esportiva, não queira ser alguém mais tradicional só porque precisa entrar num padrão. Gera um ruído na sua comunicação e imagem. É mais esportivo? Assuma e invista em roupas esportivas bem alinhadas (nos próximos posts falarei como descobrir qual é o seu estilo).
·         Observe muito. Um recurso que tenho usado muito, é a rede social Pinterest. Lá você encontra vários looks prontos para homens e mulheres. Analise, veja o que você usaria, depois dê uma olhada no seu guarda-roupa e tente montar aquelas combinações.
·         Compre menos, escolha melhor: não precisa gastar muito ou estar na última moda. Saiba escolher bem as peças. Tenho roupas de 8, 10 anos de uso. Estão bem conservadas e até hoje dão para usar. Num outro post darei dicas sobre peças para cada estilo e aquelas coringas que nunca caem da moda.
 Neste canal iremos falar abertamente sobre Consultoria de Imagem. Se tiver dúvidas, dicas e histórias, compartilhe conosco. Gislaine Westphal






Nenhum comentário:

Postar um comentário