Pela linguagem do corpo, você diz muitas coisas aos outros. E eles têm muitas coisas a dizer pra você. Também nosso corpo é, antes de tudo, um centro de informações para nós mesmos.
Quando nos encontramos com alguém, pela primeira vez, ficamos sempre com uma determinada impressão dessa pessoa logo no primeiro minuto. Observando não só o seu vestuário, mas também a sua postura, o aperto de mão, a pontualidade e até os movimentos dos braços e pernas, podemos tirar uma primeira impressão, mesmo ela não tendo se expressado verbalmente. Está na hora de dar atenção à sua linguagem não verbal, ela é muito mais importante do que pensa!
A grande maioria das pessoas ignora a existência da linguagem do corpo quando se relacionam. Gestos, olhares, posições do corpo, etc. comunicam normalmente a verdade que as palavras não conseguem dizer, portanto seja o mais sincero possível, para não ser traído pelo corpo.
Assim, por mais que controlemos nossos gestos, eles fazem parte da linguagem do inconsciente e as palavras da linguagem do consciente.
Então, podemos perceber que o conhecimento da linguagem não verbal é imprescindível para quem deseja harmonia nas relações com as pessoas, em seus encontros, em entrevistas e apresentação em público, etc..
Pesquisas feitas por cientistas não-verbalistas mostram a estimativa da proporção verbal/ não verbal do comportamento, e concluiu que 55% da mensagem é transmitida via linguagem corporal. Ainda, segundo o mesmo estudo, a voz é responsável por 38% e as palavras apenas por 7%.
De acordo com o livro “ O Corpo Fala”, o corpo humano é dividido em três partes: Águia (cabeça- controle e inteligência), Leão (tórax- emoção) e Boi (abdômen- desejos instintivos). Então, uma pessoa com a cabeça (controle) baixa, curvada para frente (tórax e abdômen reprimidos), passa uma imagem de submissão total. Ao contrário, cabeça ereta e coluna reta mostram que você é uma pessoa segura de si.
• Já julgaram uma pessoa, apenas tendo como base a linguagem corporal (1ª impressão)?
• A 1ª impressão dada por apenas linguagem corporal, já mostra toda a personalidade da pessoa?
Alguns gestos e seus
significados:
1. O cumprimento com a mão num forte aperto, é sinal de que não há restrições. A mão frouxa é sinal de que a pessoa tem medo de ser envolvida.
2. Sentando com a pasta ou a bolsa sobre o colo, "protegendo o boi". Significa que você não está à vontade.
3. Pés em direção a pessoa, indicam que você se interessa por ela. Se eles estiverem voltados para a porta, é a direção em que o corpo quer ir.
4. Com braços cruzados no peito, você não quer mudar a opinião e nem aceitar o que estão lhe falando.
5. Puxar os cabelos significa que você busca uma grande idéia. Cotovelos apoiados fazem a delimitação de espaço quando a pessoa sente-se invadida, intimidada.
6. Morder a caneta e mexer no queixo mostram que a pessoa está estimando a situação proposta.
7.As mãos na frente da boca geralmente significam que a pessoa deseja falar algo, mas não tem a oportunidade ou não sabe ao certo o quê.
8. As mãos cruzadas para trás é um sinal que não se concorda muito com o alvo da discussão.
9. As mãos fechadas mostram insegurança, como se agarrasse algo para não cair.
10. Com as mãos abertas significa que concorda com a situação.
11.Se a estufa o tórax, ela quer se impor e se afirmar diante dos outros. O contrário mostra pessoas reprimidas, tímidas ou dominadas pela situação naquele momento.
12. Aumento da respiração significa tensão e emoções fortes.
13.Roer unhas e estas com as mãos que sempre mexem em tudo, é sinal de tensão.
14. Cabeça encolhida entre os ombros significa agressividade.
15. Queixo apoiado nas mãos mostra uma espera paciente.
Para complementar o tema, veja o que diz o especialista Alexandre através dos exemplos no vídeo abaixo.
Video---
Nenhum comentário:
Postar um comentário