segunda-feira, 14 de setembro de 2015

O CORPO FALA III

Quando aprendemos a prestar atenção em nossa linguagem corporal e a interpretar corretamente a dos outros, passamos a ter maior controle sobre as situações. Passamos a identificar sinais de abertura, de tédio, de atração ou de rivalidade e agir de forma adequada para a condução de todos à escolha da melhor opção naquele momento.

O olhar que nos evita, o sorriso que não chega são muitos os sinais que o corpo pode estar revelando a todo momento nossos sentimentos, até mesmos nossos pensamentos.

Sorrir

O sorriso é um excelente “quebra gelo”, mas sabia que o sorriso pode ter os mais variados significados? Pode demonstrar o estado de espírito da pessoa, que se encontra feliz ou triste. Pode demonstrar a calma ou por outro lado o nervosismo, pode ser uma forma de dar as boas vindas a alguém, ao mesmo tempo que poderá ser um sorriso cínico ou “amarelo”, de alguém que pergunta “o que raio estás aqui a fazer?”. O sorriso pode também parecer falso sem o ser, certas pessoas têm problemas em mostrar os dentes enquanto sorriem, enquanto que outras abrem completamente a boca. Geralmente o sorriso serve para mostrarmos à outra pessoa que pode avançar sem problemas, que estamos receptivos, mas nem sempre ocorre dessa forma.

Os olhos

Os olhos representam também um importante papel na linguagem corporal. Não olhar alguém nos olhos enquanto se fala, pode ser interpretado como desonesto, inseguro ou até pelo fato de esconder alguma coisa. Revirar os olhos poderá transmitir desinteresse, assim como alterar várias vezes a direção ou estar sempre a mudar a direção do olhar, poderá também transmitir insegurança. Caso se encontre num grupo de pessoas, a forma correta de falar é com a pessoa nos olhos, para além de criar uma maior ligação com essa pessoa, ela perceberá que você está interessado e sobretudo a ouvir o que esta tem para dizer. Não tenha medo de encarar as pessoas nos olhos.
Mãos sobre a mesa -Dedicado aos negócios. Querendo negociar. "Vamos direto ao assunto.
Demonstração de sinceridade e honestidade (braços abertos, mãos abertas e palmas para cima)
Mãos juntas sobre o colo ou estômago - Um gesto de proteção.
Mãos nos quadris - Provocativo ou duro. Entretido ou ansioso para entrar no assunto principal. Esse gesto também pode indicar antagonismo ou desafio.
Mãos nos bolsos - Estar em contato com o próprio corpo. Ter as mãos enfiadas num pequeno vão é reconfortador. Busca de equilíbrio frente a uma possível insegurança.
 Mãos no rosto 
Quando uma pessoa usa um dos gestos de mão no rosto, um pensamento negativo penetrou em sua mente e poderá representar dúvida, falsidade, incerteza, exagero, apreensão ou mentira.
A proteção da boca - Reprimindo as palavras falsas que estão sendo ditas. Este gesto da boca também pode ser representado por dedos colocados sobre a boca ou pela mão fechada, porém com o mesmo significado.
O toque do nariz - Controlando um pensamento negativo ou uma mentira. Pode ser uma ligeira esfregada ou um toque rápido e quase imperceptível. A mentira causa formigamento nos delicados terminais nervosos do nariz, provocando o toque no nariz.
Esfregar o olho - Tentativa de bloquear a falsidade, dúvida ou mentira que vê, ou evitar olhar o rosto da pessoa para quem está contando a mentira. Neste último caso, olha-se para o lado ou para o chão.

Atitude

As nossas atitudes dizem bastante sobre nós. É muito importante ouvir as outras pessoas! Se alguém estiver a falar consigo e você estiver constantemente a mudar o olhar, a focar outras pessoas, a evitar olhar nos olhos, então a pessoa irá muito provavelmente perceber que você não mostra qualquer interesse por aquela conversa.

Direção da atenção

Isto acontece bastante em grupo. Quando se está em grupo é normal ver-se grupos dentro do próprio grupo e tudo se deve à direção da atenção. Se você está num grupo, mas está virado para uma pessoa, a sua atenção irá automaticamente para a mesma, acabando por excluir parte do grupo

Braços e pernas cruzadas

A ideia de braços cruzados, demonstra que a própria pessoa também se encontra fechada à conversação e será bastante mais complicado de ser abordado.
PERNAS GESTO
Padrão de pernas cruzadas - Pode indicar uma postura nervosa, reservada ou defensiva. Em geral, é um gesto de apoio que ocorre junto com outros sinais negativos, e não devem ser interpretados isoladamente ou fora do contexto.
Posição americana de perna cruzada - Indica uma postura argumentativa e competitiva, onde se quer discutir o ponto de vista do outro.
Perna cruzada e presa - Sinal de uma pessoa perspicaz obstinada, com uma postura dura e firme, enquanto argumenta ou debate. Sua resistência provavelmente só será quebrada através de uma aproximação especial.
Tornozelo preso - Quando uma pessoa prende seus tornozelos, está mentalmente controlando seus lábios. O gesto tem o sentido de reprimir uma atitude, emoção, nervosismo ou medo.
Inclinar-se para a frente ou recostar-se na cadeira - Aproximar o corpo pode significar um gesto de amizade ou interesse ("Fale-me mais"). Encostar-se na cadeira indica uma diminuição de interesse ("Deixe-me pensar no que você acaba de dizer") ou até de indiferença.
Tenho todas as respostas mas também quero argumentar - O gesto de ambas as mãos atrás da cabeça é típico das pessoas que se sentem confiantes ou superiores. Muitas pessoas ficam irritadas quando alguém se dirige a elas com essa postura. As pernas cruzadas desta figura representam a posição de competição ou de querer argumentar ideias.
O catador de fiapos - Representa a discordância da opiniões ou atitudes de outros, porém a pessoa se sente constrangida em expressar seu ponto de vista. É um sinal de desaprovação e indica que não está gostando do que está sendo dito, mesmo que verbalmente concorde com tudo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário